CENTAURO

                         

Quíron by Centauro A nova geração de produtos Quíron da Centauro representa o resultado de uma contínua aposta da empresa na melhoria dos seus produtos e no disponibilizar aos seus clientes soluções fiáveis e com boa aptidão ao uso, com integração das recentes tecnologias úteis testadas e comprovadas, no mercado em termos de concepção e fabricação de permutadores de calor.

A nova geração Quíron nasceu na área da Refrigeração, aposta na melhoria da eficiência energética e na redução do impacto ambiental e mantém a tradicional robustez , fiabilidade,flexibilidade e boa aptidão ao uso que caracteriza os produtos Centauro.

Com efeito a melhoria da eficiência energética e a redução do impacto ambiental são de facto os vectores de força da geração Quíron e estão presentes de uma forma ou de outra em todos os novos produtos. O “fio condutor” de toda esta renovação é a experiência adquirida ao longo de 32 anos de presença da Centauro no mercado da Refrigeração enquanto fabricante e parceiro de todos os seus clientes ,seja no exigente serviço após venda que é disponibilizado, seja na parceria pró-activa com eles construída em termos de concepção e fabrico de soluções especiais sob medida na área da Refrigeração em geral e na de permutadores de calor em particular. É este “saber como fazer” que funciona como “mola real” de uma ·permanente aposta em I,D&Q suportada pela experiência. A geração Quíron é pois inovadora e totalmente desenvolvida na Centauro…SE HÀ ALGO· QUE· NÃO SE PODE COPIAR ISSO É A EXPERÊNCIA!

A indústria ligada á Refrigeração e AVAC desenvolveu muitas soluções para o fabrico de permutadores de calor, nem todas adaptáveis com sucesso e fiabilidade á Refrigeração em condições reais de funcionamento no terreno (pó, gelo ,elevada humidade, descongelações) mas atractivas em termos de preço final do permutador que em laboratório sem pó, sem gelo, sem descongelações e sem humidade até apresenta valores interessantes de capacidade. A Centauro em 1984 seguiu esse caminho mas rápidamente percebeu que conceber, calcular e fabricar equipamento fiável e adaptado ás condições reais de funcionamento ,muitas vezes com exigências especiais decorrentes da aplicação ou de especificações do cliente, exigia mais do que o acima referido…exigia da Centauro uma evolução permanente, ”cabeça fria face ás novidades”, conservadorismo na avaliação das mesmas, I,D&Q pró-activo e actuante, investimento em novos meios de produção e uma aposta estratégica de proximidade ao produto nas condições reais de funcionamento seja no seu laboratório de aplicações, seja em laboratórios externos que testem os seus produtos de acordo com as especificações Centauro, seja numa presença forte e exigente no após venda no terreno. Para a empresa o melhor laboratório técnico para um fabricante que pretenda apresentar produtos modernos mas simultaneamente fiáveis e em linha com os requisitos especiais da sua movimentação, instalação, controle e exploração.

Fiel ao acima referido a Centauro levou bastante tempo mas o necessário para avaliar, testar, fornecer e acompanhar no terreno e no seu laboratório de aplicações importantes inovações e melhorias disponíveis no mercado ,adoptando para a geração Quíron as que vão de encontro aos requisitos e forma de estar da Centauro enquanto fabricante de permutadores e componentes para a indústria de refrigeração.

Por outro lado o desenvolvimento de tecnologias e produtos amigos do ambiente, requisito básico para qualquer indústria moderna e responsável, faz parte do “código genético” da Centauro e dos seus produtos e está presente nas suas opções técnicas e estratégicas desde a sua fundação. Com efeito:

  • O uso de alumínio em detrimento de chapa de ferro ou chapa galvanizada permite reduzir as emissões indirectas devido á capacidade de reciclagem “ad aeternum” deste metal, da sua durabilidade (ciclo de vida). Com efeito produzir alumínio a partir de sucata significa reduzir 95% de energia relativamente á sua produção a partir de bauxite.
  • O uso exclusivo de tubos e colectores de cobre, para além de melhorar a fiabilidade da ”construção brazada” dos permutadores de calor, reduz o potencial de risco em termos de fuga e aumenta a percentagem de produto facilmente reciclável;
  • A opção estratégica por motoventiladores com carcaça em alumínio enquadra-se na estratégia acima referida; a utilização de permutadores para R 717(NH3) com tubos inox e alhetas em alumínio (SAHE), em detrimento de permutadores com tubo e alhetas de aço galvanizado, permite melhorar a eficiência de permuta de calor, reduzir a dimensão do permutador e a potência absorvida pelos moto ventiladores. Simultaneamente permite evitar a galvanização a quente por imersão, processo “sujo e poluente” com elevados consumos de energia e elevadas emissões indirectas de CO2. Estão também disponíveis permutadores tubo e alhetas de alumínio (FAHE).
  • A obtenção de permutadores mais compactos reduz o consumo de matérias primas contribuindo assim para a melhoria do TEWI do equipamento Centauro; a aposta na aquisição de modernos meios de fabrico e produção, energéticamente eficientes produzidos por fabricantes de renome internacional como por exemplo a Tridan, Trumph ou ITW-Gema, GBS, sujeitos a uma cuidadosa manutenção preventiva e curativa, permite aumentar o ciclo de vida dos mesmos e reduzir a pegada de CO2 dos produtos Centauro.
  • O recurso a fornecedores fiáveis, com provas dadas no sector e com forte aposta em I,D&T suportada por parcerias efectivas com os seus clientes permite à Centauro ser “um entre pares” no que respeita a “desafiar o futuro” de um forma energeticamente eficiente e ambientalmente sustentada.
  • Foi este “caldo de opções estratégicas em termos técnicos, tecnológicos e ambientalmente sustentáveis”que esteve na base do lançamento da geração Quíron de produtos Centauro cujas linhas mestras fundamentais apontam para.
  • Utilização de matérias primas de primeira qualidade, com longo ciclo de vida e com um elevado potencial de reciclagem.
  • Utilização de motoventiladores energéticamente eficientes para garantir a circulação forçada de ar nos permutadores (rotor externo corrente AC com alternativas técnicas ,fiáveis e testadas no terreno em termos de tecnologia EC.
  • Utilização de ventiladores com elevada eficiência aerodinâmica que se traduz em termos de redução dos níveis de ruído e de potência mecânica requerida no veio, tais como HY BLADE, OWLET, SILENCIS ou perfil “aerofoil”.
  • Utilização de tubo de cobre sem costura em detrimento de tubo soldado, com superfície interna majorada e reduzido rácio superfície secundária/primária; recurso a novos índices de ”corrugação” das alhetas em detrimento da utilização de alhetas “rasgadas” (slittered ou loovered) no entender da Centauro incompatíveis em termos de fiabilidade e bom desempenho em condições reais de funcionamento - gelo e descongelações em evaporadores ou pó e cotão· em condensadores.
  • Utilização de diferentes geometrias de tubo/alheta em função da aplicação e gamas e capacidade; opção pelo cálculo de permutadores com baixa perda de carga no circuito primário (refrigerante).
  • Utilização de permutadores alhetados menos profundos para cada capacidade/caudal de ar, reduzindo assim a potência absorvida pelos ventiladores relativamente á capacidade e permuta (melhor COP/EER/Eficiência energética).
  • Utilização de tecnologia de brazagem testada, actualizada e certificada, lado a lado com uma cuidada e criteriosa avaliação das espessuras dos tubos em função da pressão de serviço e em conformidade com as normas,directivas e regulamentos aplicáveis (marcação CE), reduzindo assim o potencial de risco de fugas de refrigerante para o ambiente.
  • Neste contexto a nova geração Quíron apresenta as seguintes características principais:
  • Construção compacta compatível com os requisitos da aplicação;
  • Redução do rácio dm3/kW (redução do volume interno e da carga de refrigerante);
  • Disponibilização de equipamentos com eficiência de permuta de calor optimizada em função da aplicação, mantendo superfícies de permuta ”conservadoras” em evaporadores nos quais e em condições reais de funcionamento é necessária superfície para deposição de gelo com minimização do efeito do mesmo na transferência de calor;
  • Melhoria doCOP/EER/Eficiência energética do equipamento (redução do rácio W absorvidos/capacidade de transferência em W), tendo como expoente máximo as versões com recurso a motoventiladores com tecnologia EC;
  • Redução do consumo de matéria-primas e aumento do índice de reciclagem (redução de emissões);
  • Redução do potencial de risco de fugas no circuito de refrigerante; redução dos níveis de ruído;
  • Redução do consumo de material de embalagem e optimização do espaço necessário para transporte, permitindo transportar mais equipamento no mesmo espaço, reduzindo assim as emissões de CO2, entre outros;
  • Capacidade técnica e experiência no terreno na concepção e fabrico de permutadores para refrigerantes naturais tais como R717 (NH3), R744 (CO2), sub-crítico e trans-crítico, R718 (H2O) simples ou glicolada, em evaporadores, condensadores, frigodifusores, arrefecedores secos e “subarrefecedores”.
  • Em resumo a geração Quíron apresenta novas soluções que resultam da evolução do mercado e da tecnologia no sector da Refrigeração, recuperando ·soluções e conceitos de design técnico temporariamente descontinuados, garantindo todos os requisitos que ao longo dos anos fizeram dos produtos Centauro equipamentos eficientes, fiáveis e “honestos” no seu desempenho e assegurando a continuidade da reconhecida flexibilidade e disponobilidade da Centauro em disponibilizar “concepção e fabrico sob medida” (CRS - Customized Refrigeration Solutions).
  • MUITO IMPORTANTE As Directivas EuP, ErP e a aposta na poupança de energia estão consideradas na geração Quíron de produtos Centauro. Motores PM, vulgo EC estão disponíveis para todas as gamas de produtos.

MARCAS REPRESENTADAS

    • Air Liquide
    • Airwell
    • Armacell
    • Aspen pumps
    • bizter
    • Castel
    • Coldblok
    • Coldkit
    • DAIKIN
    • Danfoss
    • Dorin
    • ebm
    • Ego controls
    • elco
    • Eliwell
    • Erbele
    • Frascold
    • Giacomini
    • GRUNDFOS
    • Halcor
    • Kide
    • Ranco
    • Robinair
    • Wigam
    • ZIEHL - ABEGG

CONTACTOS

  • MORADA
    Rua Marquês de Soveral 7 A/C 1749-029 LISBOA
  • TELEFONE
    218421680/1/2
  • FAX
    218421683
  • TELEMÓVEL
    919388035 / 966795308